DuPont   DuPont | Nutrition & Biosciences
ESTILO DE VIDA BASADO EN VEGETALES

PLANT BASED LIFESTYLE

A alimentação à base de vegetais cria raízes

Plant-based é a alimentação baseada no consumo de produtos de origem vegetal e já não é mais considerada modismo, nem um hábito alimentar secundário, é uma realidade de um novo estilo de vida que veio para ficar.

Saúde e bem-estar é uma das mega-tendências que vem influenciando o comportamento e o estilo de consumo de pessoas em todo o mundo e de várias gerações, aumentando o interesse por produtos à base de vegetais e fortalecendo o crescimento das categorias desses alimentos no mercado.

As principais motivações para o aumento no consumo de alimentos e bebidas à base de vegetais estão relacionadas com a busca de benefícios para o próprio bem-estar, de suas famílias e do planeta. As barreiras para esse aumento podem ser superadas com relativa facilidade e estão diretamente relacionadas à percepção dos consumidores em relação a sabor, preço, variedade, conveniência e conteúdo nutricional.

Alternativas para produtos substitutos de carnes e leite já não são mais considerados para um mercado de nicho, são considerados agora convencionais, para mercados massivos.

El consumo de productos de origen vegetal

Infomar o consumidor sobre o que ele está comprando e ter um preço acessível é fundamental para a decisão de compra, segundo Health Focus.

La tabla_1

Ainda de acordo com a pesquisa, em que foram entrevistados mais de 9000 consumidores nos países Austrália, Brasil, China, Índia, México, Rússia, Suécia, Inglaterra e Estados Unidos, o aumento do consumo dos produtos de origem vegetal é global: mais de 70% em todos os países pesquisados estão aumentando o consumo desses produtos.

As vantagens mais importantes dos alimentos e bebidas à base de vegetais concentram-se no impacto sobre o corpo e o estilo de vida. Oferecer benefícios à saúde física, como saúde do coração, imunidade e saúde óssea, são as principais razões pelas quais as pessoas consideram a dieta à base de vegetais importante. Os benefícios diários do estilo de vida dessa dieta (energia e digestão saudável, evitando toxinas) também são considerados. Questões sociais, como sustentabilidade, meio ambiente e preocupação com com o bem-estar dos animais, estão se tornando cada vez mais importantes.

Beneficios al estilo de vida

  • Vida saudável
  • Ausência de toxinas
  • Ganho de energia
  • Melhora na digestão

Beneficios de la salud

  • Saúde do coração
  • Imunidade
  • Saúde dos ossos
  • Longevidade
  • Saúde da pele

Beneficios sociales

  • Sustentabilidade
  • Meio ambiente
  • Bem-estar dos animais
  • Bem-estar familiar

Health Focus Consumer Entry Points

É nos consumidores chamados flexitarianos que está a grande oportunidade do mercado. Flexitarianos são as pessoas que podem estar diminuindo o consumo de carne, sem abrir mão totalmente da proteína animal e adicionando mais vegetais e grãos à sua dieta. Sabor, textura e aparência são primordiais para esse consumidor, sendo que o sabor mais próximo possível do produto original é o primeiro fator de escolha. Em geral também apresentam maior aceitação pelos alimentos industrializados do que os grupos de vegatarianos e veganos.

O consumo de bebidas à base de vegetais aumentou nos últimos dois anos. O segmento de bebidas representa um enorme potencial com o blant-based, principalmente em categorias como sucos ou bebidas alternativas ao leite. Isso é constatado pelo aumento no volume de lançamentos de bebidas à base de vegetais, nos últimos dois anos. Os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos à base de vegetais. O número de lançamentos de bebidas à base de vegetais cresceu 99% em 3 anos na América do Sul, e o de alimentos, 115%.

Tendências na alimentação meat-free também estão se revelando. Grandes produtores de alimentos no mundo já estão fabricando produtos à base de vegetais, muitas vezes substituindo proteínas animais por vegetais. No Foodservice essa tendência também é realidade. As grandes redes mundiais disponibilizam opções vegetarianas e veganas em seus cardápios, em alguns casos até com espaço exclusivo para essas alternativas. As mais tradicionais hamburguerias já começaram a introduzir o “hamburguer plant-based”.

A geração dos millennials são os grandes impulsionadores dessas tendências, por seu poder de compra e decisão, liderando a busca por alimentos plant-based. As categorias mais buscadas por eles são hamburgueres e pratos prontos com proteína vegetal. E os principais motivadores são saúde, bem-estar e perda de peso, para todas as faixas etárias. Nota-se também que, mesmo fazendo a substituição da proteína aninal por vegetal, a questão do sabor e de ter uma experiência prazerosa na alimentação, permanece sendo essencial.

A Associação Brasileira de Supermercados afirma que a demanda por produtos vegetarianos é maior do que a oferta no país, com dados da Associação Franquia Sustentável indicando um faturamento de 55 bilhões de reais em 2015 no mercado de produtos naturais.

OS BENEFÍCIOS DA PROTEÍNA VEGETAL
A proteína foi identificada como um nutriente que a maioria das pessoas quer adicionar em sua dieta. Amêndoas, castanhas de caju, soja e sementes foram todos classificados como altamente saudáveis. Existe uma oportunidade para aumentar o uso desses produtos se for economicamente viável e estiver prontamente disponível para consumo.

Tendências na busca por produtos com rótulos limpos, sustentabilidade e alimentação baseada em vegetais provavelmente continuarão a influenciar os consumidores, trazendo oportunidades para todas as categorias de alimentos. Outros posicionamentos que crescem em popularidade são: alimentos naturais e não geneticamente modificados, com ômega-3 e com redução de açúcar.

Na DuPont Nutrition & Biosciences, entendemos o impacto que a produção de alimentos tem em nosso planeta e em suas populações, e que a sustentabilidade é um imperativo. Nossa estratégia de sustentabilidade abrange as principais áreas que orientam nossas práticas e o que podemos oferecer aos clientes e outros parceiros:

  • Avançaremos nossa liderança em sustentabilidade até 2020, usando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para nos orientar em nosso processo de negócios e inovação.

  • Quantificamos nossa pegada ambiental com as Avaliações do Ciclo de Vida em muitos dos nossos ingredientes.

  • Usando o portfólio mais amplo do setor e a capacidade de criar sistemas funcionais personalizados, estabelecemos parcerias com clientes para solucionar desafios de alimentação sustentável e dieta saudável.

  • De acordo com a meta da Life Below Water da ONU para ajudar a preservar recursos dentro dos nossos oceanos, lançamos em 2017 o primeiro programa desse tipo para algas sustentáveis para a indústria de hidrocoloides, para permitir práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor.

Em relação ao desperdício de alimentos, temos várias soluções de rótulo limpo para manter os alimentos frescos mantendo o agrável sabor por mais tempo e reduzir substancialmente o desperdício.

A DuPont está pronta para atender às crescentes preocupações de sustentabilidade e à tendência de consumo baseada em produtos de origem vegetal.

OPORTUNIDADES EM INGREDIENTES PARA BEBIDAS
A DuPont Nutrition & Biosciences oferece uma ampla gama de soluções de ingredientes para bebidas à base de vegetais, juntamente com décadas de conhecimento de aplicação neste segmento.

Proteínas vegetais
A DuPont Nutrition & Biosciences traz décadas de liderança de mercado e expertise para ajudar os fabricantes de bebidas a navegar no panorama de proteínas vegetais. Nossa liderança global em proteínas vegetais, portfólio de ingredientes complementares e conhecimento em formulações, além do conhecimento sensorial e nutricional, compõe um conjunto de ferramentas único para ajudar nossos clientes a desenvolver produtos de excelente sabor, textura e com custo adequado. Para complementar nosso portfólio, lançamos a TRUPRO 2000 Pea Protein, com desempenho superior em atributos sensoriais, funcionalidade, consistência e qualidade de lote para lote.

Texturantes / Estabilizadores
A ampla gama de hidrocoloides Danisco® da DuPont é apoiada por uma forte especialização na otimização da textura, sabor e aparência de aplicações específicas para bebidas. Funcionalidade, custo, disponibilidade, aceitação de rótulo, tolerância aos processos, interações entre ingredientes e muito mais, são considerações importantes ao selecionar um hidrocolóide apropriado que funcionará durante a vida útil de sua bebida. Como exemplo de nossas soluções, apresentamos uma mistura inovadora, o Sistema Estabilizador GRINDSTED® VEG F 8000, especialmente desenvolvido para bebidas fermentadas à base de vegetais.

Culturas VEGE
As Culturas Danisco® VEGE são projetadas especificamente para uso em uma variedade de produtos fermentados à base de vegetais. Usando nosso conhecimento em bases vegetais utilizadas pela indústria alimentícia, selecionamos as melhores cepas de microrganismos para otimizar o perfil de fermentação e o sabor de cada fonte vegetal. Os perfis de sabor da cultura variam de um sabor fresco, limpo e suave a um perfil mais ácido e são adequados a variadas texturas.

Emulsificantes
Para complementar a estabilização da bebida e suas características sensoriais, oferecemos um portfólio completo de emulsificantes, que inclui lecitinas de girassol e soja, mono e diglicerídeos, trazido pelo enorme conhecimento da DuPont Danisco em contribuir com emulsificação, melhoria de mouthfeel e cremosidade de produtos vegetais.

Probióticos e Fibras
Cepas clinicamente documentadas para saúde digestiva, saúde imunológica, saúde respiratória e posicionamento de controle de peso são parte dos benefícios dos probioticos HOWARU®. Fibras dietéticas, com funcionalidade prebiótica adicionando apenas 1 kcal/g, IP, em versões líquida e em pó, estão disponíveis para complementar o portfólio da DuPont, ampliando as possibilidades de aplicações baseadas em vegetais.

FONTES
The Lancet Commissions – Jan 2019: Food in the Anthropocene: the EAT–Lancet Commission on healthy diets from sustainable food systems

Internal report from Mikkel Thrane (Global Sustainability Leader, Nutrition & Health) and Michelle Braun (Research Scientist – Proteins)

Innova Consumer Lifestyle survey 2018
Innova Database – March 2019
Health Focus Consumer Entry Points in Plant-Based Foods and Beverages 2017
Health Focus – Global opportunities in protein 2018

What consumers really think about alternative proteins – Mintel 2018
www.svb.org.br

Copyright © DuPont. All rights reserved.

SIGA-NOS
LinkedIn Twitter Youtube

>>>>>>